Carlos Gonçalves, deputado do PSD eleito pelo círculo da imigração refere no nosso colega Lusopress em França que "aquilo que mais me incomodou nas declarações que compuseram os diferentes episódios a que assistimos foi a ideia que se tentou passar de que a nossa emigração é uma emigração apenas de quadros quando, na verdade, ela é composta, em larga maioria, por indivíduos pouco qualificados e muitas vezes com enormes dificuldades de competir nos mercados de trabalho dos países de acolhimento sendo na Europa o caso mais evidente o do Reino Unido."
Carlos Gonçalves, desconhece Londres. A outra Londres que não está em
Stockwell e que também são comunidade.
São fácilmente encontrados na internet. Basta procurá-los. Andam sempre "sorrateiros" nos restaurantes do "Litle Portugal" mas não residem. Não resistem ao cheiro da comida.
Encontram-se à porta das óperas enquanto outras frequentam o que de mais actual se passa em Londres. São comunidades mais pequenas porque não vivem em aglomerado mas que toda somada é muito extensa.
A Carlos Gonçalves, falta que nas suas delocações pela cidade de Londres, procure nas universidades onde multidões de portugueses participam na competição de viver mais um dia com muito génio.
Horta Osório é um grande exemplo de um português nas finanças. É o nosso José Mourinho da banca. Por detrás dele, grupos de estudantes e investigadores que se desdobram para participar da mesma sombra estão em Londres. Com mérito.
Entrar nas artes é outra surpresa. Não é apenas Vieira da Silva que é um expoente da ambiçao de todos os outros artistas portugueses em Londres. É um sem numero de pintores, musicos, cantores e grandes salas de espectáculos.
O Poder Político habitou-se a olhar para Stockwell como sendo Londres e isso não corresponde à verdade.
O Norte de Londres tem em Willesden/Kilburn uma forte comunidade portuguesa. Na mítica Camden Town, na city tem outra. Em cada uma destas comunidades se respira um ambiente diferente em português. Mas há outras como Barking ou mesmo Essex.
Sofia Escobar é a primeira voz feminina de um espectáculo que já existia antes da cantora/bailarina ter nascido. Fantasma da Ópera. Londres está cheia de talentos e só os portugueses parecem não ver isso.
Depois, espalhados pelos corredores de metro de Londres, encontra-se de tudo em português. Campeões de xadrez cientistas, cleaners.
Carlos Gonçalves, fala de Londres mas não conhece Londres.
Não acredito que a população portuguesa em Londres seja menos ou mais qualificada que a média europeia. Sei que os desafios de vida em Londres são mais exigentes. Talvez a mais exigente cidade da Europa.
| < Anterior | Seguinte > |
|---|






