Palop News, Noticias em Portugues no Reino Unido

  • Aumentar fonte
  • Tamanho normal
  • Diminuir fonte
Home Notícias gerais Notícias gerais Instituto Camões tem novo Presidente

Instituto Camões tem novo Presidente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, nomeou como presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, 55 anos, até agora, embaixador português em Havana (Cuba), depois de ter estado em Tunes (Tunísia). Foi também director geral de política de Defesa Nacional, entre 2010 e 2011.

Luís Ramos, sucede a Ana Paula Laborinho, que dirigiu o Instituto ao longo de oito anos e que agoira está destacada para trabalhar junto da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Luís Faro Ramos, pede o emprenho do Ministério dos Negócios Estrangeiros bem como vários outros ministérios a assumirem "como centrais" as áreas da cultura e língua portuguesa e da cooperação.

"Se considerarmos que os temas que ocupam o Camões são centrais no contexto da política externa de Portugal, então assim devem ser assumidos por todo o universo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, bem como nas respetivas áreas de responsabilidade, por outros ministérios relevantes para essa política externa, desde logo os chamados ministérios de soberania, Defesa, Administração Interna e Justiça, mas também outros, como Cultura, Economia, Educação, Ciência e Tecnologia ou Ensino Superior", sustentou Luís Faro Ramos.

Para o novo Presidente do IC, os desafios passam pelas "cooperação, cultura e língua valem por si, mas têm um potencial enorme para se beneficiarem mutuamente e adicionarem valor à política externa global desde que sejam pensados e executados numa ótica de integração e inclusão" – disse para continuar - "Tratar a língua portuguesa como uma das mais importantes línguas globais do mundo de hoje, definir um novo modelo para a cooperação, desenvolver a cooperação multilateral no âmbito da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e modernizar a relação com as comunidades portuguesas".

Ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Ramos deixou um pedido: “que o Camões seja considerado de modo equivalente aos outros serviços do ministério na colocação de pessoal diplomático, nomeadamente de jovens diplomatas, propiciando um melhor e desejável envolvimento do corpo diplomático português nas áreas da cooperação, cultura e língua".

PN

Data: 4 dezembro 2017

Apoio: Touro Brazilian Steack House

 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária

Page Peel Banner

Tradutor

Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

JoomCategories for JoomGallery